ENTENDA A COBRANÇA DE ESGOTO EM OURO PRETO
O cálculo do esgoto coletado é referente a quantidade de água consumida que vem na sua fatura.
A SANEOURO iniciou a cobrança pelo consumo em Ouro Preto e uma das dúvidas dos clientes é sobre os serviços de coleta e tratamento do esgoto. Há dois tipos de tarifas referentes ao esgoto: Esgoto Dinâmico Coletado (EDC) e o Esgoto Dinâmico Tratado (EDT), que é cobrado apenas no distrito de São Bartolomeu, onde há o tratamento do efluente.
Nas demais regiões é cobrado o Esgoto Dinâmico Coletado (EDC) para os clientes que possuem a rede coletora. Para quem possui fossa séptica não é cobrada nenhuma das tarifas.
A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe dos imóveis, enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Para os clientes que possuem este serviço é cobrada a taxa de Esgoto Dinâmico Coletado, a coluna EDC da tabela tarifária. O cálculo do esgoto coletado é referente a quantidade de água consumida que vem na sua fatura. A cobrança da tarifa é pela prestação dos serviços para a manutenção como reparos das redes rompidas e desobstrução, assim como substituição e implantação de novas redes.
Investimentos
Atualmente Ouro Preto tem apenas 0,67% do esgoto tratado, que é referente ao distrito de São Bartolomeu. O projeto é de que cada distrito tenha a sua própria estação de tratamento de esgoto, já na sede, com investimento de mais de R$ 40 milhões, a SANEOURO iniciou a implantação da EPAR ETE Osso de Boi, que elevará o índice de tratamento de esgoto de 0 a 90% até o ano de 2026. Somente após a implantação das estações de tratamento será iniciada a cobrança do Esgoto Dinâmico Coletado (EDC).
Assista o SANEOURO explica: Entenda a cobrança do esgoto em Ouro Preto