ESGOTO NÃO É LIXO
Saneouro dá dicas sobre cuidados com a rede coletora
As redes coletoras de esgoto foram criadas para receber toda água que usamos em nosso dia-a-dia e que perde a potabilidade após a utilização. Qualquer tipo de objeto sólido é incompatível com as redes e pode levar ao seu entupimento. Evitar os transtornos decorrentes dos entupimentos é uma tarefa simples e um hábito que cada um de nós deve adotar.
“Muitas vezes, nossas equipes vão às ruas para desobstruir as redes de esgoto e encontram situações completamente evitáveis”, diz o supervisor de Operação da Saneouro, Allyson de Souza. Ele conta que constantemente as obstruções ocorrem por descarte de objetos como cotonetes, absorventes, preservativos, cigarros e embalagens descartáveis.
São objetos que, segundo Allyson, devemos descartar nas lixeiras e nunca no vaso sanitário, em tanques ou pias. Outros dois importantes vilões que entopem as redes são os fios de cabelo e o óleo de cozinha.
Para os fios de cabelo, Allyson dá algumas dicas, como usar grelhas no ralo do banheiro e grades nos canos das pias para que os fios não desçam pelas redes. “Também é importante sempre limpar o ralo após o banho e remover os fios de cabelo”, afirma.
Na cozinha, o hábito é um só: nunca despejar o óleo na pia. Depois que esfria, o óleo vira um bloco sólido, se fixa nos canos e reduz o espaço para passagem do esgoto até provocar o completo entupimento.