Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso
O período de estiagem se prolonga e neste momento é fundamental a colaboração de todos para que o abastecimento de água não se agrave.
Por isso, A SANEOURO destacou algumas dicas básicas e fáceis de colocar em prática para que cada um possa fazer a sua parte e contribuir ativamente neste momento crítico de seca. Economize água. Adote hábitos sustentáveis.
- Diminua o tempo no banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados.
- Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício.
- Limite o uso da máquina de lavar - O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem.
- Evite lavar carro durante este período de estiagem, mas se não for possível, faça a limpeza com balde.
- Substitua a mangueira por balde. Faça reuso da água, como da máquina de lava roupas. Reaproveite a água em afazeres doméstico, para lavar o carro e até mesmo a área externa. Antes de lavar o quintal, remova a sujeira com a vassoura.
- Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação.
- Faça o controle do nível das suas caixas d´água, com o uso das boias, que são indispensáveis para evitar o desperdício.
- Verifique se as torneiras estão vazando. Uma torneira pingando pode gastar 46 litros de água por dia, o que representa 23 garrafas pet de dois litros. Em um mês serão 1.380 litros, mais de uma caixa d´água grande. Um buraco de dois milímetros no encanamento pode causar um grande desperdício. Em um dia você gastará 3.200 litros, mais de três caixas d´água.
Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água.