SANEOURO APOIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OURO PRETO
ETA Itacolomi recebeu 30 alunos de escolas municipais para entenderem mais sobre o ciclo da água
Estudantes de Lavras Novas e Santo Antônio do Salto tiveram a oportunidade de conhecer o ciclo da água, especialmente o tratamento do recurso em visitas à Estação de Tratamento da Água (ETA) Itacolomi. A iniciativa faz parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social (Semad).
O programa reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária, visando a capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso à distância de Educação Ambiental, além de formar alunos do Ensino Fundamental II nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal. Ouro Preto – via Secretaria Municipal de Meio Ambiente – é um dos 40 municípios que participam do programa em Minas Gerais e foram selecionados por meio de edital específico da Semad.
Segundo a professora Maria Isabel Coura, os estudantes do 6° ano da Escola Municipal Aleijadinho participam do projeto e a água é um dos temas trabalhados. Durante a visita, “os alunos puderam conhecer as etapas do tratamento da água e o monitoramento desse recurso hídrico no município de Ouro Preto. Eles acharam muito interessante e ficaram muito entusiasmados em observar o ambiente real de funcionamento da empresa, a dinâmica envolvida no processo de tratamento da água, além de promover a integração dos aspectos teóricos discutidos em sala de aula com a prática”, explica a docente.
Em Ouro Preto, neste ano, as instituições contempladas são Escola Municipal Aleijadinho, de Santo Antônio do Salto, e Escola Municipal de Lavras Novas. Cerca de 30 estudantes dos dois distritos já participaram das visitas orientadas à ETA Itacolomi