SANEOURO DOA REAGENTES PARA PROJETO DE ANÁLISE DE BALNEABILIDADE DE ÁGUAS DE LAGOS E CACHOEIRAS
A ação é uma parceira da SANEOURO com a Prefeitura de Ouro Preto e a UFOP.
A SANEOURO, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Ouro Preto, está apoiando o projeto de extensão para avaliação da balneabilidade de áreas recreativas da região de Ouro Preto. A iniciativa visa avaliar a qualidade das águas de lagos e cachoeiras do município.
O estudo será feito por meio da avaliação da qualidade física e microbiológica para identificação de possíveis fontes poluidoras e divulgação dos riscos oferecidos aos banhistas. Para tais análises, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou o apoio da SANEOURO com o fornecimento dos reagentes (cartelas e solução “colilert”) para análises microbiológicas.
Segundo o diretor de Parques e Áreas Protegidas, Pedro Rodrigues, as coletas de amostras serão executadas na Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Falcão, Bacia do Custódio, Ponte da Caveira, Cachoeira dos Prazeres, entre outros locais, contemplando tanto a sede, como distritos ouro-pretanos. Os espaços de recreação terão a classificação do ponto como próprio (excelente, muito bom ou satisfatório) ou impróprio em termos de recreação de contato primário.
Viviane Pires, química da Secretaria de Meio Ambiente, agradeceu o suporte da SANEOURO, explicando que a Prefeitura de Ouro Preto não conseguiria fazer a aquisição dos materiais. Já foi feito o primeiro repasse dos materiais ao órgãos, totalizando 300 itens. Novas doações serão realizadas, que devem totalizar o custo de aproximadamente R$18 mil.
Para o superintendente da empresa, Cleber Salvi, esse tipo de ação também demonstra o compromisso da SANEOURO com a melhoria da qualidade de vida do povo ouro-pretano. “Além da prestação dos serviços de fornecimento de água e esgoto, procuramos sempre atuar em parceria com a prefeitura e outros órgãos do município para apoiar iniciativas importantes, especialmente na área do meio ambiente, por exemplo”.
O projeto é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio da SANEOURO.