SANEOURO IMPLANTOU 1.673 METROS DE REDES DE ESGOTO NO PRIMEIRO SEMESTRE

SANEOURO IMPLANTOU 1.673 METROS DE REDES DE ESGOTO  NO PRIMEIRO SEMESTRE

No primeiro semestre de 2024, a Saneouro implantou 1.673 metros de redes coletoras de esgoto na sede e nos 12 distritos de Ouro Preto. Segundo o superintendente da empresa, Evaristo Bellini, a implantação das redes demonstra o compromisso com a melhoria do sistema de esgotamento sanitário e seu maior alcance entre a população. Atualmente, 81,96% dos moradores das áreas urbanas do município, que são as abrangidas pela concessão, têm acesso a redes coletoras.

A ampliação da cobertura também é fundamental para a futura implantação do tratamento de esgoto, uma carência histórica de Ouro Preto. Hoje apenas o distrito de São Bartolomeu conta com este serviço. A Saneouro iniciará a construção da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi, que tratará 100% do esgoto coletado na sede.

Paralelamente, as equipes de Engenharia da empresa já estudam as tecnologias apropriadas para o tratamento do esgoto nos 11 distritos ouro-pretanos que não dispõem do serviço, de acordo com as características demográficas e topográficas de cada um deles. “Nosso foco e compromisso é que Ouro Preto cumpra integralmente o Marco Legal do Saneamento”, diz Evaristo Bellini.

A lei federal, de 2020, estabelece que, até 31 de dezembro de 2033, 90% da população de todos os municípios brasileiros tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Aqueles que não cumprirem esta meta, perderão verbas e incentivos do governo federal.

 

Galeria de imagens