A Saneouro é um consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e MIP que, desde janeiro de 2020, é responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto da cidade histórica mineira de Ouro Preto, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Com 74 mil habitantes distribuídos por 12 distritos além da sede, o principal desafio em Ouro Preto é universalizar os serviços de saneamento básico, já que o município conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil, criado em 1890.
Além da universalização dos serviços que atendem hoje 88% dos moradores com água potável, e 67% com coleta de esgoto, mas trata apenas aproximadamente 0,7% dos efluentes domésticos coletados. Cabe à Saneouro resolver o problema da intermitência do abastecimento de água, agravado pela ausência de medição de consumo de água da população, e reduzir o volume de perdas de água tratada, estimado hoje em 50%.
Contrato de Concessão
O contrato de concessão dos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário firmado entre a SANEOURO e o município de Ouro Preto prevê as seguintes metas:
• Universalização dos serviços de água em cinco anos
• Investimento de R$ 160 milhões em obras de infraestrutura
• Redução do volume de perdas de água tratada de 50 para 30%
• Ampliação da coleta de esgoto para 90% em 15 anos e tratamento de todo o esgoto coletado em 60 meses
• Hidrometração dos imóveis